
JOELMA
NASCIDA PARA BRILHAR
Joelma da Silva Mendes (Almeirim, 22 de junho de 1974) é uma cantora, compositora, estilista, empresária, coreógrafa, dançarina e produtora musical brasileira. Joelma iniciou sua carreira musical em 1994, como uma das integrantes da Banda Fazendo Arte, tornando-se conhecida em 1999, quando ela formou ao lado do ex marido, o guitarrista e produtor Ximbinha, a banda musical Banda Calypso. Ao lado do cônjuge, ela lançou treze álbuns de estúdio e dez álbuns ao vivo; o álbum Banda Calypso pelo Brasil (2006), foi responsável pelo seu maior recorde fonográfico, com mais de 2,5 milhões de unidades adquiridas, estabelecendo-se como um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos do Brasil e recebendo certificado de disco de diamante quíntuplo, tornando-se o único grupo musical brasileiro a receber esta certificação. Em 2007, em levantamento feito pelo instituto Datafolha, Joelma e Ximbinha eram os artistas mais polulares do país. Em 2015, eles se divorciaram e encerraram as atividades em conjunto.
Após o fim da banda em dezembro de 2015, Joelma passou três meses seguintes concentrando seus esforços na produção de sua estreia na carreira solo; em abril de 2016, ela lançou seu álbum de estreia auto-intitulado Joelma, que alcançou o segundo lugar na parada de álbuns da Pro-Música Brasil (PMB). A mesma posição também foi alcançada na tabela Brazil Albums Chart, da Billboard. Da obra, quatro canções foram lançadas como singles para a sua divulgação, sendo eles "Ai Coração","Não Teve Amor"e "Debaixo do Mesmo Céu". Em abril de 2017, Joelma lançou seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Avante, que foi precedido pelo single "Amor Novo".
Ao longo de sua carreira, Joelma, que é uma das artistas que mais venderam discos na história da indústria fonográfica brasileira, vendeu mais de 22 milhões de álbuns e acumulou diversos prêmios, incluindo o Prêmio TIM de Música, Prêmio Extra de Televisão, Troféu Internet, Melhores do Ano e o Prêmio Multishow de Música Brasileira, além de ter sido indicada três vezes ao Grammy Latino. Joelma já se apresentou com diversas turnês no exterior; em países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Suíça, Bolívia, Peru, Espanha, Angola, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Guiana Francesa, Alemanha e Cabo Verde. Ela foi considerada por quatro vezes — em 2008, 2009, 2011 e 2012, respectivamente — como umas das 100 mulheres mais sexy do planeta pela revista VIP. Joelma possui um patrimônio líquido estimado em mais de R$70 milhões, sendo, inclusive, eleita diversas vezes pela Forbes como uma dos cantores mais bem pagos no país.